Auditoria de certificação é a etapa final para as empresas que desejam obter um certificado ISO.
Esse processo serve para avaliar se a organização está em conformidade com os requisitos da norma desejada. Dessa forma, é possível garantir a qualidade e eficiência dos seus processos.
Mas, para ter sucesso nessa etapa, é fundamental adotar uma preparação cuidadosa e estratégica. Então, venha conferir todos os detalhes com a gente!
O que é a auditoria de certificação e como ela funciona?
A auditoria de certificação é um procedimento conduzido por um organismo certificador independente e imparcial que serve para verificar se uma empresa atende aos requisitos de uma norma ISO.
De modo geral, o processo ocorre em fases e envolve uma extensa análise documental. Bem como entrevistas com colaboradores e a verificação “in loco” das práticas que a organização implementou.
Assim, podemos resumir as principais etapas do processo da seguinte maneira:
- Auditoria de Certificação Fase 1:
É o momento onde ocorre a análise documental dos processos e das políticas adotadas pela empresa, a fim de verificar o atendimento dos objetivos da Fase e a aptidão para seguir para a Fase 2.
- Auditoria de Certificação Fase 2:
Já na Fase 2 da certificação, ocorre a avaliação completa da implementação, incluindo a eficácia do Sistema de Gestão.
É muito importante que as empresas entendam que uma auditoria de Sistema de Gestão é baseada na verificação de uma amostragem das informações disponíveis. Consequentemente, há um elemento de incerteza refletido nas constatações da auditoria. A ausência de registro de não-conformidades não significa que elas não existam nas áreas auditadas e/ou demais áreas.
- Relatório e Certificação:
Enfim, caso a empresa atenda a todos os requisitos, ela recebe a recomendação para a certificação e após a decisão positiva, recebe o certificado ISO com validade de 3 anos. Por outro lado, se houver não conformidades, a organização precisará corrigí-las antes da conclusão do processo.
Como se preparar para a auditoria de certificação?
Para garantir que a auditoria de certificação ocorra de forma tranquila e seja bem-sucedida, a empresa deve seguir algumas etapas essenciais. Por exemplo:
- Entendimento dos Requisitos da Norma
É essencial que toda a equipe da organização compreenda os critérios que a norma ISO exige, o que pode ser feito por meio de treinamentos e consultas.
- Realização de Auditorias Internas
Antes da auditoria oficial, é necessário conduzir auditorias internas. Dessa forma, é possível identificar possíveis falhas e corrigi-las.
- Realização de Análise Crítica
Antes da auditoria oficial, é necessário conduzir uma análise crítica. Dessa forma, é possível analisar o desempenho do sistema e implementar melhorias.
- Engajamento da Equipe
Todos os colaboradores devem estar cientes da importância da certificação e engajados na manutenção e melhoria contínua.
- Organização dos Documentos
Garantir que todos os documentos e registros estejam acessíveis e atualizados, pois isso facilita o trabalho dos auditores e evita problemas.
- Correção de Não Conformidades
Caso sejam identificadas não conformidades nas auditorias, é fundamental que a empresa analise as causas e implemente ações corretivas.
Benefícios
A certificação é um processo que pode trazer muitos benefícios para uma empresa. Dentre eles, podemos destacar, por exemplo:
- Melhoria contínua dos processos;
- Maior credibilidade;
- Reconhecimento no mercado;
- Aumento da confiança dos clientes e dos parceiros,
- Conformidade com padrões internacionais de qualidade.
Erros comuns que devemos evitar na auditoria de certificação
Ao longo do processo de auditoria de certificação, existem algumas falhas que podem comprometer o sucesso da auditoria. Por isso, é muito importante estar ciente de quais são os erros mais comuns para adotar estratégias para evitá-los.
Como especialistas nesse tipo de certificação, podemos dizer que os principais erros que costumam acontecer na auditoria para a ISO incluem, por exemplo:
- Falha na implementação dos requisitos da norma: não compreender bem os requisitos e implementá-los de maneira deficiente.
- Documentação desorganizada: registros incompletos ou desatualizados podem acabar dificultando a verificação da conformidade.
- Falta de engajamento da equipe: colaboradores despreparados também podem comprometer a avaliação.
- Não conformidades não tratadas: falhas identificadas em auditorias internas devem ser corrigidas antes da auditoria oficial, para evitar complicações.
Sem dúvida, a auditoria de certificação é um passo fundamental para empresas que desejam obter um certificado ISO e querem demonstrar o seu compromisso com a qualidade e eficiência. Enfim, se preparar adequadamente aumenta bastante as chances de sucesso.
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